Nota de imprensa sobre o Relatório Preliminar da CTI
O Relatório Preliminar para o Aumento da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa apresentado no LNEC numa Conferencia onde uma equipe da plataforma participou, para além apontar um caminho pelo qual há muito nos batíamos é uma clara demonstração que o nosso país tem instituições científicas e técnicos qualificados e capazes de produzir a reflexão necessária para fazer frente aos problemas com que o nosso país se confronta.
Sem prejuízo de uma análise mais aprofundada, que só os próximos dias permitirão, somos de opinião que se trata de um documento que permite o país sem mais demoras tomar as decisões que precisa.
Realçamos ainda o facto de todas as variantes que incluem o Novo Aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete, serem as que obtém a melhor qualificação e pontuação bem como estamos convictos de que esta é uma boa, justa e adequada notícia para Portugal e para os portugueses.
De acordo com as nossas posições ao longo de todo este processo, destacamos os seguintes aspectos:
- a) A clarificação de que não é necessário que venha a haver investimento público cabendo à concessionária, tal como resulta do Contrato de Concessão, fazer o investimento;
- b) A consideração de que as soluções duais não servem os interesses e a estratégia que o país precisa em termos aeroportuários;
- c) A consideração de que o Montijo não só tem riscos ambientais de grande dimensão como estaria esgotado em uma dúzia de anos, 2038, o que significaria um desperdício económico, ou seja, um elevado custo financeiro.
- c) A clarificação de que a necessidade da construção da Terceira Travessia do Tejo não decorre da localização do aeroporto, logo não pode estar associada à construção do aeroporto e que são duas infraestruturas, muito importantes, que se justificam por si próprias e que não se condicionam mutuamente. Pelo contrário;
- d) A confirmação, tantas vezes desmentida, ou ignorada dos nossos alertas sobre os problemas ambientais e aeronáuticos, entre outros, que se colocavam à solução dual com a BA6 no Montijo,
A Plataforma Cívica realça, mais uma vez, a importância de o Relatório Preliminar ter sido apresentado e que tenha seguido para audição pública por trinta (30) dias úteis, terminando a mesma em 19 de janeiro próximo.
De facto, é de registar o conjunto de falsidades, ataques de carácter e manigâncias jurídicas tendentes a pôr em causa o trabalho elaborado. A Plataforma Cívica não desconsidera as diferenças de opinião que, de imediato, surgiram. Contudo, a questão não reside nas diferenças de opinião, mas sim o que elas representam do ponto de vista dos interesses que cada uma delas reflecte.
A reacção da ANA Aeroportos, através da voz (nunca sujeita a contraditório nas televisões) do seu presidente, José Luís Arnaut, são a expressão dos interesses da multinacional VINCI que nunca quis, até hoje, construir o NAL.
Persistem as mentiras, as falácias e a chantagem expressas na suposta pergunta: Quem é que paga? A resposta dá-a o próprio Relatório – A Concessionária.
A Plataforma Cívica saúda todos aqueles que, ao logo destes vários anos sempre se opuseram à solução Portela mais Montijo e que, desde a primeira hora, se bateram por Alcochete.
A Plataforma Cívica exorta os cidadãos a participarem no período de audição pública, nomeadamente nas iniciativas e debates que a Plataforma irá levar a cabo.
A batalha por um Novo Aeroporto de Lisboa ainda não está ganha, mas é inegável que estamos cada vez mais próximos de reconfirmar uma decisão que já tinha sido tomada em 2009: A construção do NAL no Campo de Tiro de Alcochete como a solução que melhor serve o país e os portugueses.
7 de Dezembro de 2023