Aqui fica um trabalho realizado sob a direcção e colaboração do nosso companheiro Vítor Silveira, piloto .
O trabalho foi elaborado a partir do SIG, Sistema de Informação Geográfica e demonstra, com clareza e inequivocamente, quais são as áreas abrangidas por duas descolagens Norte/Sul e uma aterragem Sul/Norte.
É um trabalho desenvolvido com recurso às técnicas e manuais de voo, usadas na aviação comercial.
Por aqui se podem ver as zonas que, de modo mais ou menos intenso, iriam ser afectadas no caso de a operação aeroportuária ser instalada na BA6 no Montijo.
Para os que “apenas” querem fazer crer que os “inconvenientes” se resumem aos provocados pelo ruído cai por terra a sua argumentação e, já agora, a sua narrativa.
Desde os riscos de colisão com aves (nomeadamente os maçaricos de bico direito) que se deslocam dos sapais de Corroios e de Coina (não estudados no EIA e desconsiderados na Declaração de Impacte Ambiental), passando pelo ruído e pela poluição provocada pelas emissões, é todo um conjunto de malefícios que não se eliminam com supostas mitigações.
Para quem pretender obter o presente “buffer” sugerimos que contactem a Plataforma Cívica.