Decorreram, desde o dia 14 e 22 de Junho, as audições perante a 6ª Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação a propósito do concurso pública para a Avaliação Ambiental Estratégica ao Aeroporto de Lisboa.
As Audições realizaram-se a requerimento do PCP e da IL.
Ficou patente na generalidade das mesmas a enorme fragilidade do processo em curso mas, mais do que isso, ressaltaram as enormes dúvidas quanto à Isenção e Credibilidade desse mesmo processo.
É possível concluir, sem esforço, que quase ninguém defendeu o processo escolhido pelo Governo para escolher a empresa que iria proceder à AAE.
Desde as dúvidas sobre a escolha, para assessorar o Júri, de uma empresa desconhecida e sem currículo significativo na matéria (Avaliação Ambiental Estratégica), a ASA AVIATION CONSULTING, até ao evidente conflito de interesses com uma das empresas integrantes do consórcio vencedor (uma empresa detida pelo Estado Espanhol e cuja missão é defender os interesses de quem gere os aeroportos em Espanha) e passando pelo facto de o governo ter, intencionalmente, excluído o LNEC e as Universidades portuguesas do processo, tudo foi colocado em questão.
Por razões de seriedade e de compromisso com a transparência, a Plataforma Cívica não pode deixar de aqui publicar, para os interessados, os vídeos das 5 audições mais importantes. Apenas não incluímos a Audição da ANAC pois não versava, em primeiro lugar, a AAE.