Perfil de descolagem de um avião, com falha de motor, saindo da BA6.

Será isto que os responsáveis, Governo, ANA,SA e todos os que, de modo apressado e leviano querem forçar a acontecer.

Será isto que o Senhor Primeiro Ministro quer que aconteça quando na Assembleia da República e respondendo aos Deputados afirmava que se iria continuar a usar/esgotar o Aeroporto Humberto Delgado até ao limite da segurança?

À atenção de todos os especialistas em mitigações e interessados em instalar um aeroporto na Península do Montijo.
Se acontecer e não tenhamos dúvidas que vai acontecer, uma falha de motor à descolagem na pista 19 o avião sobrevoará os primeiros prédios da Baixa da Banheira, teoricamente entre os 146 mt, e os 185 mt de altitude e continuará a subir penosamente até atingir os 3,000 pés (915 mt) a aproximadamente 13 NM (24 Km) da pista se seguir a direcção desta e sempre sobre zonas densamente povoadas. Se o piloto pedir vectores radar ou seguir um procedimento de falha de motor para regressar ao ponto de intersecção do ILS da pista 19, muito provavelmente iniciará uma volta pela esquerda a cerca de 6 NM ( 11 Kms) da pista e sobrevoará Alhos Vedros, Moita, Sarilhos, Montijo, Alcochete, ZPE, Zona de Protecção Especial  e RNET, Reserva Natural do Estuário do Tejo, e percorrerá uma distância aproximada de 55 NM (101 Kms ) até aterrar de novo na pista 19.
Se a falha de motor for severa a probabilidade de acontecer uma “chuva” de partículas metálicas de vários tipos e tamanhos sobre as zonas sobrevoadas é grande, como já aconteceu em diversas ocasiões com aviões que descolaram de Lisboa.
Se em vez de um motor falharem os dois estaremos perante uma tragédia de dimensão incomensurável uma vez que a probabilidade de a queda se dar sobre uma zona populacional é enorme.
Se a falha de motor acontecer à descolagem da pista 01 (sentido Sul/Norte) a ponte Vasco da Gama será sobrevoada também entre os 146 mt e os 185 mt. Neste caso a volta para regressar ao ponto de intersecção do ILS para a pista 01 será feita pela direita e levará o avião a sobrevoar as mesmas zonas de território acima citado, mas em sentido contrário.

  • Texto da autoria do piloto de linha aérea Vitor Silveira.

 

Glossário (Responsabilidade da Administração do Site)

NM (Milha Náutica) = 1.852 metros;

Pé = 30,48 cms;

ILS, = Sistema de  aterragem por instrumentos;

Pista 01/19 BA6 – A referência 01/19 indica a orientação magnética da pista (10º /190º). Quando se refere pista 19 significa que a aeronave descola no sentido do quadrante Norte para Sul, dependendo da orientação dos ventos;

 

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