Reunião da Plataforma Cívica com o Presidente da U.F.B.B.V.A.

No âmbito dos contactos que tem vindo a realizar com os partidos políticos e diversas entidades e instituições, a “Plataforma Cívica Aeroporto BA6 – Montijo Não” encontrou-se hoje com o Dr. Nuno Cavaco, Presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. O encontro serviu para ouvir as preocupações do Sr. Presidente e para transmitir as preocupações da “Plataforma” já que as populações em causa vão ser das mais afetadas pelos impactos negativos caso avance a opção de uso da Base Aérea nº6 para a expansão do aeroporto de Lisboa. Ambas as partes concordaram que é um erro falar de um novo aeroporto já que do que se trata é da construção de uma infraestrutura aeroportuária, limitada no tempo de uso, e que só visa acolher as companhias ditas de baixo custo (Low Cost). Ora este tipo de infraestrutura, além de não induzir desenvolvimento económico significativo, dificilmente gerará emprego, sobretudo qualificado, que a região carece. Neste enquadramento, quer o Sr. Presidente quer a “Plataforma” concordam que Portugal e a região o que precisam é de um novo, moderno e grande “Hub” que sirva o país e os portugueses e que isso jamais se conseguirá com a opção BA6. Na sua ótica, o mais importante seria avançar com a construção da primeira fase do Aeroporto em Canha, no Campo de Tiro de Alcochete. Quer o Sr. Presidente da União de Freguesias quer a “Plataforma” entendem recordar que nada os opõe ao Montijo já que o CTA também se situa no concelho do Montijo. Aliás a posição diz e tão só respeito à intenção de usar a Base Aérea nº 6. Por último o Sr. Presidente da UFBBVA manifestou a sua estranheza e lamentou o facto de, ao nível local, a maioria dos partidos políticos não terem já uma opinião fundamentada sobre o assunto. Tal estranheza ganha mais acuidade quando se sabe à partida que as populações da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, juntamente com as do Lavradio, vão ser as mais sacrificadas na sua qualidade de vida, na sua saúde e tranquilidade sem que se vislumbrem quaisquer contrapartidas significativas ou relevantes. A terminar a “Plataforma Cívica” manifestou a sua inteira disponibilidade para acolher, no seu site oficial, os contributos, opiniões e sugestões que os autarcas e a população da Freguesia entendam manifestar. Quer o Sr. Presidente quer a “Plataforma” manifestam a sua disponibilidade e vontade em mobilizar, juntamente com outras entidades e instituições da sociedade, as populações para o esclarecimento e para as atitudes que vierem a julgar mais convenientes para por termo à incoerência que representa a opção BA6, Montijo.

Faça o primeiro comentário a "Reunião da Plataforma Cívica com o Presidente da U.F.B.B.V.A."