Uma delegação da “Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não” encontrou-se, hoje dia 10 de Setembro de 2018 pelas 16:00 horas, com o Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista.

A delegação da “Plataforma” era constituída pelo Engº Carlos Matias Ramos, anterior bastonário da Ordem dos Engenheiros e anterior Presidente do LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, José Encarnação, Manuel Fernandes e Luís Chucha.

O encontro, que durou mais de duas horas, decorreu num ambiente de grande cordialidade e sem grandes formalismos.

A “Plataforma” apresentou ao Presidente da AM do Barreiro os seus principais objetivos e preocupações, nomeadamente quanto à falta de debate com a população acerca do eventual uso da BA6, Montijo, para expansão do aeroporto de Lisboa, Humberto Delgado.

A “Plataforma” fez questão de lembrar que, enquanto movimento de cidadãos, se preocupa com os constrangimentos com que vive a Portela e que, por isso mesmo, considera que o atual aeroporto de Lisboa deve ser, de um modo faseado e planeado, descativado.

Nesse contexto, a “Plataforma” fez saber que, na sua opinião, a “solução” perspetivada para a BA6 no Montijo não responde aos problemas da região e do país. A “Plataforma” reafirmou que Portugal precisa de um novo, moderno e grande aeroporto o que não é compatível com o uso da Base Aérea nº 6. Esse eventual uso tem um fim anunciado e jamais permitirá uma solução de futuro.

A “Plataforma”, ao ser questionada sobre se não identificava aspectos positivos na opção BA6, respondeu com o desafio para que sejam divulgados os estudos e planos (se é que existem), que alegadamente afirmam que essa é a “solução” mais barata e com menos impactos negativos. Sem se eximir às suas responsabilidades de cidadania, entende a “Plataforma” que devem ser os promotores do sim a aceitarem o debate franco e aberto sobre esta matéria.

Por último a “Plataforma” manifestou ao Presidente da AM do Barreiro o desejo de que este órgão autárquico possa vir a encarar a realização de uma iniciativa própria, seja ela com carácter mais formal e institucional (por exemplo uma Assembleia extraordinária), ou através de outro modelo no sentido de promover o debate com a população do concelho.

O Presidente da Assembleia Municipal manifestou o interesse em que o debate se faça admitindo mesmo levar o assunto à consideração do grupo de líderes municipais na Assembleia.

No âmbito da troca de informações o Presidente da AM do Barreiro solicitou diversa informação e documentação a qual foi prontamente entregue ficando a disponibilidade da “Plataforma” em fornecer toda a informação, técnica ou outra, que possui e que seja suscetível de ser divulgada.

O encontro terminou com a total abertura de ambos os lados para eventuais futuras diligências.

Faça o primeiro comentário a "Reunião com Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, 10 de Setembro 2018."